Cart

Vantagens de Locação X Compra de Equipamentos de TI

Vantagens de Locação X Compra de Equipamentos de TI

Você sabe quais são as diferenças entre Alugar equipamentos de TI para seu escritório e Comprar equipamentos de TI para seu escritório? Se você pensou que OBVIAMENTE COMPRAR é menos custoso, esse conteúdo mostrará que NEM SEMPRE e fará você repensar sobre o assunto!

 

O que deve ser considerado na hora de comprar equipamentos de TI para sua empresa?

 

  • A vida útil dos equipamentos de TI (impressoras, computadores, etc) é, em média, de 3 anos.

 

Sabemos que a legislação de Imposto de Renda (IRPJ) determina, para efeito de depreciação de PCs, o prazo de 5 anos. No entanto, esta taxa não pode ser considerada realista, em função da velocidade do avanço tecnológico dos dias de hoje. Existe jurisprudência criada em casos onde é legalmente permitida a depreciação acelerada em 3 anos.

 

  • Empresas que utilizam o prazo de 5 anos para depreciação de seu parque computacional apuraram um custo menor nos primeiros anos.

 

Porém ao final do terceiro ano, quando os equipamentos tiverem de ser substituídos por obsolescência (estarem ultrapassados), precisarão realizar uma perda de 40% do ativo.
Ou seja, caso sua empresa não queira fazer a troca dos equipamentos no prazo que antecede esses 5 anos (recomendado 3 anos conforme indicado acima), por estar dentro do que é considerado pela legislação do IRP, pode, pelas máquinas estarem desatualizadas e/ou com rendimento abaixo do ideal, colaborar com a diminuição de desempenho do funcionário que a utiliza, pois levará mais tempo para realizar suas tarefas diárias.

 

Benefícios Fiscais
A terceirização ou outsourcing, locação de equipamento de TI, é contabilizado como OPEX (despesa operacional), pois aumenta a flexibilidade dos custos e reduz as necessidades de financiamento.
Podendo ter total abatimento como despesa no Imposto de Renda.

 

Benefícios econômicos de alugar ao invés de comprar:

  • Economia de 29% sobre valor de compra nos impostos sobre o lucro( IRPJ, Adicional de IR e Contribuição Social sobre o Lucro );
  • Diminuição no custo fixo interno com consultoria e suporte de hardware/software;
  • Diminuição no custo externo com consultoria de hardware;
  • Eliminação dos gastos com assistência técnica (mão de obra e peças), pois na locação este custo está incluso;
  • Diminuição do custo administrativo de aquisição, recebimento, controle e auditoria do ativo imobilizado, bem como com os recursos humanos envolvidos.

 

O que podemos concluir é que a compra exige um planejamento a longo prazo do que se parece, aumentando os custos mensais:

  • Planejamento de time que fará orçamento, compra e administração da entrega dos equipamentos;
  • Dinheiro em caixa para a compra dos equipamentos;
  • Depreciação dos aparelhos em até 5 anos;
  • Custos mensais de funcionários que farão instalação dos equipamentos, manutenção dessas máquinas e atualização;
  • Pagamento de impostos sobre os bens.

 

Caso esteja interessado em saber mais benefícios de aluguel de aparelhos de TI, entre em contato com a Distrifilm e peça um orçamento!

Share this Post

ADD COMMENT

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entre em contato!